VCDS


O Problema do "Rádio instalado posteriormente"

Informação:  
Entre 1997 e 1998, Volkswagen/Audi/Seat/Skoda começaram a instalar rádios autodiagnosticáveis na maioria de seus modelos. Isto significa que o sistema de diagnóstico da concessionária (e o VCDS, naturalmente) pode comunicar com o rádio. Pra quê? Para que você possa ajustar várias opções. Além disso, estes rádios vigiam constantemente suas saídas de alto-falantes, e se ocorre um circuito aberto ou um curto-circuito em um dos alto-falantes, ainda que seja muito breve, produzirá um código de avaria.

O problema é que Volkswagen tenha ligado a "Linha K”, a linha pela qual todas as unidades de comando se comunicam com o leitor de avarias, a um pino no conector onde os rádios antigos retornam +12 V a fiação (não sabemos se era a voltagem para a antena ou para ligar um amplificador ou outra coisa), assim que se uma pessoa retira um rádio não autodiagnosticável de um automóvel modelo 1997 e o instala num modelo 1998 que suporta o rádio autodiagnosticável, o rádio vai caber e plugar perfeitamente, mas produzirá um curto-circuito entre a linha K e +12 V!

Rádios Instaladas Posteriormente
Na realidade quase nunca se instala um rádio original mais antigo num automóvel mais novo. O que se faz freqüentemente é instalar um melhor rádio comprado posteriormente e este se instala quase sempre usando um adaptador de fiação não original que se plugue a fiação do automóvel para não ter que cortar os cabos. É aqui onde surge o problema outra vez: algumas das fiações não originais, reproduzem um curto-circuito dos rádios antigos entre +12V e o pino onde se encontra a linha K nos modelos mais novos. Então se instala o rádio e tudo funciona perfeitamente – até que alguém ligue um leitor de avarias!
 
O Problema
Ao automóvel não lhe afeta um curto-circuito entre a linha K e +12. A linha K não se usa para as comunicações internas do automóvel. Mas um leitor de avarias inicia as sessões de comunicação estabelecendo uma conexão entre a linha K e massa. Se supõe que a linha K tem algo de voltagem, mas de uma fonte de alta impedância. Se a linha K recebe uma voltagem mais forte de +12, algo se vai queimar! O que costuma queimar é a unidade de saída do leitor de avarias. E reparar um leitor de avarias VAG-1551 / comprovador de sistemas VAG 1552 com uma unidade de saída queimada sai caríssimo. Mas este curto-circuito não afeta nossas interfaces porque têm uma proteção eletrônica, até nossas interfaces HEX marcam o curto-circuito por meio do LED que pisca em vermelho, e o VCDS indica exatamente onde está o curto-circuito, veja a imagem de tela:

 

 
 
 

As Agências Oficiais/Concessionárias
Qualquer mecânico de uma concessionária da Volkswagen/Audi/Seat/Skoda que diga que não se pode efetuar o autodiagnóstico de seu automóvel, porque tem um rádio instalado posteriormente, é um preguiçoso ou ignorante. Tem um boletim de serviço oficial acerca deste tema, diz que tem que retirar o rádio e inspecionar a linha K, e se está ligada, tem que separá-la da fiação e colá-la na fiação com fita adesiva. As vezes tem que dar aula aos mesmos mecânicos da concessionária, ou melhor compre o pacote do VCDS e efetue o autodiagnóstico você mesmo!
;-)


Verifique você mesmo!
Você mesmo pode verificá-lo sem ter que retirar o rádio. Em primeiro lugar, se seu automóvel é de 1996 ou anterior, não se preocupe, a linha K não está ligada a fiação do rádio.


Se tem voltímetro: meça a voltagem entre os pinos 4 e 7 do conector diagnóstico com a ignição e o rádio LIGADO. Se está debaixo de 9V, sua linha K está bem. Se está acima de 9V, tem que seguir averiguando: tome um resistor de aprox. 1K Ohms. ponha-o entre os pinos 4 e 7 do conector diagnóstico. Agora meça a voltagem entre os mesmos pinos 4 e 7 (paralelo ao resistor). Se está debaixo de 1V, tudo está bem. Se permanece ao redor de 12V (e o resistor se esquenta) tem este problema e tem que repará-lo como o descrevemos acima.


Se não tem voltímetro:  Compre um resistor de aprox. 1K Ohms, são baratíssimos. Use-o para ligar os pinos 4 e 7 assegurando-se que tenha bom contato nos dois pinos. Se esquenta, tem um curto-circuito entre a linha K e o +12V. Se não se esquenta, tudo está bem.

O Conector Diagnóstico tipo OBD-II

Para resolver o problema:

 


Retornar a Tela principal do VCDS em Português